O Empoderamento Feminino no Empreendedorismo

Empreendedorismo Feminino

O Empoderamento feminino chegou para propagar a personalidade feminina no empreendedorismo. Como prova disso é o grande número de mulheres no mercado de trabalho, empreendendo e exercendo grandes cargos ou investimentos.

Os motivos das empreendedoras para empreender são:

  • Sobrevivência;
  • Insatisfação com a liderança masculina;
  • Descoberta de um nicho de mercado;
  • Satisfação em fazer as próprias decisões;
  • Percepção do desafio que, em combinação com o prazer e o contentamento aí associados, constitui o fator principal.

A maioria das mulheres sentiu-se trancadas e limitadas, pelo constante fato de que o gênero masculino reproduz funções e habilidades das quais o sexo feminino era excluído. Além disso, o exagerado senso de orgulho do homem sustava o crescimento feminino de empreender, liderar, estabelecer suas próprias direções com qualificação no mercado de trabalho.

Novos Horizontes

Se o ato de empreender oportuniza novos espaços no contexto econômico, é possível dizer que o fato de as mulheres assumirem um papel importante como protagonistas do exercício profissional eleva seu potencial de empoderamento na conquista de autonomia e direito de decidirem o melhor para si.

Neste sentido, empoderar significa alcançar a emancipação, o controle e a busca do poder social ou político, além do controle da própria vida (DEERE; LÉON, 2002).

Empowerment Feminino

Atualmente, o cenário e a conjuntura é inteiramente dispor, a mulher investiu-se de autonomia, buscando informação e não se dando por vencidas. A participação feminina no empreendedorismo cativa novas profissionais, de acordo com Carvalho (2004), e reconhece as relações mútuas entre macroestruturas e sujeitos individuais e coletivos.

Em vez de localizar o aumento do poder em um indivíduo, o que já não seria possível se considerarmos os atravessamentos variados de poder sobre ele, o poder é pensado como passível de redistribuição pelos grupos. Não se ignora que exista uma experiência subjetiva de empoderamento, mas esta é sempre incluída em um contexto político amplo.

Grande parte das mulheres dominam os setores que mais cresce sobre empreendimento como: Moda e Acessórios, Cosméticos e Cuidados Pessoais. Como afirma Serena Willians “O sucesso de cada mulher deve servir de inspiração para outra.”

O gênero feminino luta contra suas limitações, concorrências, consequências, e risco de empreender de forma tão eminente que evidência liderança permanente, autoestima e profissionalismo. Revela o seu êxito como mulher e o empoderamento em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

É importante frisar que quando você empodera uma mulher, você munda o mundo. “Espero que, em 20 anos, tenhamos menos batalhas e que toda mulher possa ser aquilo que deseja.” – Diane Von Furstenberg

BY: Crisley Ribeiro

O Empoderamento Feminino no Empreendedorismo
5 (100%) 3 vote[s]

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *