Perfil do LinkedIn para Acadêmicos [Guia de Contratação]

perfil profissional para academicos no linkedin
Capelo entre as mãos de um acadêmico.

Maior rede profissional do mundo

Os graduados ou graduandos da faculdade desta temporada podem estar passando bastante tempo no Instagram, enquanto se formam. Mas há uma plataforma de mídia social para a qual eles não se formaram, e pode ser a diferença entre conseguir um emprego mais cedo ou morar com os pais por mais tempo. Estou falando do LinkedIn.

Seu perfil no LinkedIn é seu currículo online, um portfólio de carreira e ferramenta de rede em um só. É hora de você criar um perfil que te traga empregabilidade e “obrigue” os recrutadores e futuros gerentes à dar novos olhares.

Como fazer isso?

Veja como iniciantes podem montar um perfil profissional em apenas 10 etapas e dica bônus, seja para novatos a procura de emprego ou para profissionais formados.

1. Foto Profissional

Você não precisa contratar um fotógrafo, mas sua foto de perfil deve parecer profissional. Peça a alguém para tirar uma foto de você (cabeça e ombros) em luz natural contra um fundo neutro. Upload e boom, você pode esperar 14 vezes mais visualizações no seu perfil quando tiver uma foto mais formal, de acordo com a LinkedIn.

2. Foto de Capa

Se o Instagram nos mostrou alguma coisa, é o poder das fotos. Coloque esse conhecimento em prática fazendo e inserindo uma foto de capa para o seu perfil. Ela mostra personalidade e uma atenção aos detalhes. Porém muitas pessoas deixam em branco ou padrão.

Entre em bancos de imagens gratuitos como: Unsplash, Pixabay, Imagefree, e comece a pesquisar. Escolha uma foto que represente o que você faz.

3. Atenção com o Título

Eu sou fã de manchetes chamativas que se ligam diretamente ao seu título de trabalho ou claramente dizer o que você faz. Exemplo: Administrador de Empresas, Professor ou Escritor Freelancer.

Mas se você não tiver um emprego ainda, é difícil ser direto. Use o espaço do título para descrever o papel que você gostaria de desempenhar. Por exemplo, se eu apenas me formei, talvez estaria buscando trabalho em determinada área ou com trabalho de estágio buscando oportunidades.

Apenas lembre-se de mudá-lo quando conseguir um emprego.

4. Resumo da sua História

Não desperdice o espaço de resumo, esta é sua biografia profissional. Use-o para defender o que você vê e o que aprendeu na escola ou durante os estágios acadêmicos. Atualize-o à medida que sua carreira progredir. 

5. Inclua Experiências

Se você têm experiências, liste-as. Se caso elas foram voluntarias ou não, mencione como se aplica ao seu campo escolhido – como se você fosse um especialista em Marketing que tenha experiência como Consultor de Marketing Digital – então explique essa conexão e como você aplicou seu conhecimento.

6. Peça Recomendações

Pergunte ao seu orientador de faculdade, ao gerente do estágio de trabalho ou a qualquer pessoa que tenha supervisionado seu trabalho e possa dizer coisas que agreguem valor ​​sobre você para escrever uma recomendação no LinkedIn .

7. Informações de Contato

Óbvio que você deve incluir informações de contato atuais. Caso queira que recrutadores e gerentes de contratação o encontre-o. Como por exemplo: email principal, numero de telefone e etc..

8. Interesses de Carreira

Na seção de interesses de carreira, assinale que você está aberto a novas oportunidades e forneça detalhes sobre as opções que lhe interessam. Tente somar e multiplicar sempre!

9. Faça Conexões

A parte de rede do LinkedIn é sobre como conhecer suas conexões, não apenas coletá-las. Então, mantenha contato com aqueles que você conhece e fique antenado as novidades da sua rede.

10. Login Constante e Participação

Agora e ao longo de sua carreira, faça login regularmente no LinkedIn e participe. Curta e comente as postagens que lhe interessam. Parabenize as pessoas por novos empregos e promoções. Publique seu próprio conteúdo, artigos que valem a pena ler, compartilhar e talvez até os que você escreve. Verifique e responda às suas mensagens.

Dica Bônus:

Conforme você avança em sua carreira, mantenha seu perfil do LinkedIn atualizado. Dessa forma, você está sempre pronto para aproveitar novas oportunidades. Vá em frente e foque, porque ninguém vai se importar tanto com sua carreira quanto você. Invista em você e na sua profissão!

Curtiu às dicas? Compartilhe conosco o que você achou.

Gostou?

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *