Reengenharia Organizacional [Guia Explicativo]

O que é reengenharia?

Conceito inicial: A reengenharia é uma estratégia de gestão de negócios criada na década de 1990, pelos americanos Michael Hammer e James Champy, tendo foco em análise, projetos de fluxos de trabalho e processos administrativos da empresa.

Reengenharia ou Reengenharia Organizacional é simplesmente o processo de revisar todos os níveis de uma organização e procurar como melhorá-los.

Os objetivos da reengenharia incluem o aumento dos lucros das empresas, a melhoria da vantagem competitiva no mercado e o aprimoramento da imagem pública.

A reengenharia exige que uma organização analise atentamente seus pontos fortes e fracos, faça perguntas difíceis quando necessário e faça mudanças para o melhor da organização.

História da Reengenharia

A ideia da reengenharia de uma organização não é necessariamente nova, mas o desenvolvimento da reengenharia como um conceito moderno de negócios é derivado de um artigo de 1990 do professor do MIT Michael Hammer.

Neste artigo, publicado na Harvard Business Review, o Dr. Hammer argumentou que uma empresa deve reduzir e remover qualquer atividade comercial que não funcione realmente para o bem de seus clientes. No início da década 90, empresas dos Estados Unidos estavam adotando a reengenharia como um processo de melhoria útil.

Características

Características de reengenharia de uma organização incluem vários elementos importantes. Por um lado, a reengenharia não pode prosseguir sem o apoio total da alta administração de uma empresa.

Com a aprovação da gerência, os responsáveis ​​pela reengenharia devem desenvolver um plano claro de revisão e uma visão do que os resultados produzirão.

A reengenharia também é conhecida por usar a tecnologia da informação para prever as metas de uma empresa e criar os bancos de dados e redes necessários para criar um processo de negócios tranquilo.

Benefícios

A reengenharia organizacional oferece vários benefícios para a produtividade geral. O processo de reengenharia identifica elementos de uma organização que estão criando custos com poucos benefícios e faz os ajustes necessários. Em alguns casos, esses ajustes são mudanças na forma como um departamento faz negócios; em outros casos, esses ajustes exigem demissões.

Críticas à Reengenharia

Apesar de seus benefícios reconhecidos, o processo de reengenharia de uma organização passou a ser criticado. Por um lado, a reengenharia resultou em demissões em larga escala dentro de várias organizações, deixando as empresas em melhor forma.

Além disso, a reengenharia se concentra nos departamentos de nível mais baixo de uma organização, mas geralmente deixa a alta gerência intacta, deixando de levar em conta os problemas que podem estar se originando no gerenciamento superior.

Resultados e Exemplos: Prós vs Contras

Prós e contras à parte, a reengenharia produziu resultados verificáveis ​​para várias empresas de grande porte.

A empresa de computadores Dell tem usado elementos de reengenharia desde os anos 90, e atribui muito do seu sucesso a longo prazo ao reconhecimento da necessidade de reengenharia em andamento.

Além disso, a Procter and Gamble e a American Airlines aplicaram técnicas de reengenharia após períodos de graves problemas financeiros e viram melhorias no combate à dívida e na recuperação de lucros.

Tipos de Reengenharia

  • Reengenharia de Negócios: Repensar e Recriar o negócio como um todo.
  • Reengenharia Cultural: Relacionado à mudança da filosofia e de valores no trabalho.
  • Reengenharia Estratégica: busca recriar a forma de ser da empresa.
  • Reengenharia de Sistemas: Mudança na forma de processar a informação com nova tecnologia.
  • Reengenharia de Informações: Mudança no uso de hardware e software.
  • Reengenharia de Processos: Procura reinventar cada processo analisado.

Acreditamos que contribuímos para a sua busca de conhecimento. Você é extremamente valioso para nós! Vote e comente o que você achou e compartilhe para que mais pessoas tenha acesso a informação.

Reengenharia Organizacional [Guia Explicativo]
4.6 (91.11%) 9 votes

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *